quinta-feira, 9 de abril de 2009

Samia estreia Surf Solidário na Indonésia.

Estreia de sucesso.
A surfista brasileira Samia Carolina, 25 anos, estreou o projeto internacional Surf Solidário, na Ilha Lembongan, na ultima temporada indonesiana. Por 2 meses, a atleta desenvolveu atividades nos vilarejos locais como: aulas de infles e de surf, instruções de higiene básica e preservação do meio ambiente, orientações relacionais e morais, distribuição de doações (roupas, brinquedos e alimentos). Surfar e servir é o lema de Samia que visa o incentivo da pratica da compaixão e solidariedade na comunidade do surf.


Samaia Carolina - Indonésia - foto: Divulgação


"Descobri que o esporte e a solidariedade formam uma dupla de sucesso. Meu objetivo é ajudar as comunidades carentes dos países que nos proporcionam um surf espetacular mais, infelizmente, sofrem com desastres naturais e falta de recursos básicos para sobrevivência", explica Samia.

Samaia lição de humanidade - foto: Divulgação

As conexões na Indonésia iniciaram em 2006, quando a brasileira esteve pela primeira vez na ilha de Bali com um grupo de 120 pessoas de varias partes do mundo para um projeto social de um mês, sendo uma semana em Lembongan. Desde então, foram mais de um ano investidos na elaboração do projeto que agora está apenas iniciando. Para estréia do Projeto em Lembongan, Samia teve que encarar a radical mudança de viver sozinha, na Ilha com cerca de 3 mil habitantes, sem saber o idioma local.

"Foram muitas horas por dia estudando indonésio para conseguir melhor comunicação e aprender a cultura hinduísta local. 2 horas de todas minhas tardes eram dedicadas para o grupo de 15 a 25 crianças e familiares lembonguenses."

Samaia e suas Crianças do Projeto Surf Solidário - Lembongan - Indonésia - foto: Divulgação

"Mesmo com tanto estudo, consegui administrar o dia para também aproveitar surf nas ótimas ondas da Ilha, mergulhos, belezas naturais e outras atividades de lazer que Lembongan proporciona."

Qualquer pessoa pode fazer parte do Projeto Surf Solidário. O projeto faz a ponte entre quem pode ajudar e quem necessita. Eh a porta aberta para contribuição com sua habilidade e criatividade em qualquer lugar do mundo.



Samaia, fazendo a festa da garotada nativa- Lembongan - Ind - foto:Divulgação
Se você está planejando suas ferias de surf em Bali não perca a oportunidade de demonstrar solidariedade. Você pode contribuir financeiramente ou com o seu "tempo".

Algumas necessidades observadas através dos relacionamentos que Samia estabeleceu com os locais da Ilha e idéias para o Projeto Surf Solidário em Lembongan são:

-Profissionais da área da saúde e ensino;
-Trabalho de conscientização para preservação do meio ambiente, lixo reciclável, e reaproveitamento com artes: Instruções de higiene pessoal, bucal, alimentar e no trabalho; -Nutricionismo e culinária;
-Construções de casas e estabelecimentos comerciais;
-Ajudas gerais com limpezas, reformas, pinturas, etc;
-Habilidade para o ensino de artes plásticas, dança, música, incenação, e desenho;
-Cortes de cabelos, penteados, cuidado com as unhas, massagem e estética em geral;
-Corte e costura, bordado, etc...

Tudo isso e aquilo o que você faz de melhor e ainda não está listado acima. No Brasil, há 10 anos Samia desenvolve trabalhos sociais com crianças e adolescentes, usando: música, dança, teatro e o esporte para reintegração social, relacionamento familiar, prevenção as drogas e sexo seguro.


"Como podemos amar a Deus, quem não vemos, se não amarmos ao próximo a quem vemos!"

Apoio: Hot Water Surf Shop, Ripwave Surfboards e Rubber Stick.

Entre em contato com Samia para maiores informações.

samiamore@yahoo.com.br

por: Samia Carolina - 09/04/09 - 21:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário