terça-feira, 28 de abril de 2009

Nove brasucas vão encarar ondas geladas e de até 4m em WQS na Escócia

por: GLOBOESPORTE.COM - 28/04/09 - 10h39


Thurso recebe etapa seis estrelas prime ds divisão de acesso.

Thurso fica no nordeste do Reino Unido - foto: Reprodução

Nove surfistas brasileiros, além de pranchas, devem ter levado roupas de borracha, botinhas, luvas e gorro para Thurso. A cidade escocesa divide com Trestles, na Califórnia, as atenções nesta semana: também recebe uma etapa seis estrelas prime do WQS, a divisão de acesso mundial.

A temperatura média do mar por lá é de oito graus, mas a proximidade do verão escocês faz com que a água fique ainda mais fria, pois é a época em que os icebergs derretem.

Wiggolly Dantas, Jano Belo, Jorge Spanner, Yuri Sodré, Renato Galvão, Leo Neves, André Silva, Diego Rosa e João Gutemberg serão os corajosos representantes do Brasil. No ano passado, o campeão foi o australiano Adam Robertson. Os melhores brasucas foram Jean da Silva, Bernardo Pigmeu e Renato Galvão, que pararam na quarta fase.

Thurso: ondas tubulares e cristalinas - foto: Divulgação


A primeira vez que o gelado mar escocês recebeu uma competição do WQS foi em 2006. A cidade de Thurso, nordeste do Reino Unido, fica perto dos icebergs e tem ondas parecidas com as de Sumatra, na Indonésia.


O local foi descoberto pelos surfistas na década de 70. Nas proximidades da cidade existem alguns picos com ótimas ondas, como Brims Ness. Mas um deles é especial: Thurso East, palco principal do evento. As ondas por lá chegam a 4m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário