segunda-feira, 6 de abril de 2009

ITACARÉ - "Histórias do Hawaii Baiano"

O Surf chegou a Itacaré no ano de 1975, levado por surfistas de Salvador que procuravam locais com ondas boas para a pratica do surf. Estes surfistas já haviam surfado nas ondas do litoral norte baiano e tambem nas ondas de Ilhéus. Mas faltava descobrir um lugar especial onde as ondas fossem mais fortes e mais perfeitas. Após observarem um mapa e visualizarem a foz do Rio de Contas , decidiram fazer uma expedição para a região.




Cly Loylie na Tiririca - foto: Carlos Suarez - 75

Cly Loylie na Tiririca - foto: Carlos Suarez- 75

O grupo se embrenhou pela estrada repleta de pedras e buracos que serpenteava pela mata e, após horas de viagem, acreditavam estarem perdidos já que em momento algum haviam visualizado o mar. Então que, repentinamente, surgiu a foz do Rio de Contas e a cidade de Itacaré encravada entre o oceano e a mata atlântica.

Quando finalmente chegaram a praia da Concha, perceberam que ondas perfeitas quebravam atrás do quebra-mar. Eles não podiam acreditar na perfeição e tamanho das ondas. O visual das matas e o clima peculiar revelaram que ali era um lugar especial e , após dias surfando essas ondas maravilhosas ,voltaram a Salvador e contaram a alguns outros surfistas o que haviam encontrado.

Entre esses pioneiros da primeira viagem estavam Carlos e Mario Suarez, Hernane Castro, Carlos Paulista, Mario Cabral Filho e Cly Loylie, que na época era um dos melhores jovens surfistas do estado.

Cly Loylie na Tiririca - foto: arquivo Cly Loylie

Cly, ao voltar para Salvador, contou ao seu amigo Ronaldo Fadul a descoberta que havia feito. Ronaldo Fadul , Cly Loylie e o surfista de joelho Ricardo Gaucho partiram então para Itacaré. Algum tempo depois Ronaldo Fadul, um dos melhores surfistas baianos da época, seguiu para viver definitivamente em Itacaré perto daquelas ondas mágicas que havia encontrado.

Ronaldo Fadul na Tiririca - foto: Cly Loylie

As constantes viagens que esses e outros pioneiros faziam para Itacaré e a decisão de Ronaldo Fadul de viver na região motivaram outros surfistas rumo ao, já naquela época denominado, "Hawaii Baiano". Aos poucos mais e mais surfistas frequentavam Itacaré. Surfistas locais como Caneta, Tubão, Bocais, Luizão, Carlinhos, Elias, Silu e outros começaram a surgir.

O Nativo, Tubão decada de 80 - foto: Divulgação

Os surfistas visitantes a principio acampavam em barracas nas praias e se hospedavam em casas de pescadores, pois não haviam pousadas e habitações especiais para turistas proximas as ondas.
Nessa época os surfistas tinham um padrinho em Itacaré. Seu Joaquim era o único habitante das praias e recebia com carinho aos surfistas que se embrenhavam mar adentro para surfar as potentes ondas.

Com seu jeito pacato e hospitaleiro, o "velho Joaca" , como se tornou conhecido, foi o amigo de todos os surfistas que visitavam Itacaré animando as noites estreladas com suas estórias e lendas. Aos poucos as pousadas foram surgindo e o fluxo de surfistas aumentando. diversos surfistas se mudaram para o municipio, buscando uma vida mais saudavel e ondas propícias para a prática do esporte.


Campeonatos de nivel local e estadual começaram a ser realizados na Praia da Tiririca. Foi criada a Associação de Surf de Itacaré (A.S.I) em 1989 e o turismo relacionado ao surf se tornou o principal vetor do renascimento economico de Itacaré.

por: gUgA sOaReS - 06/04/09 - 17:00 - SurfPE - fonte: Itacaresurf.com

Um comentário:

  1. Fala Galera,
    Ficamos amarradão com a materia, desde já agradecemos. Queriamos dizer também que estes movimentos ambientais são de extrema importância e encameçados pela galera do surf é melhor ainda. aqui em Itacaré estes movimentos já viraram rotina no curriculo da Associação de Surf de Itacaré, porque nos não visamos só os campeonatos mas também a preservação ambiental, em coisas do tipo servidões de passagem e acesso as praias,licenciamentos ambientais, mega resorts, desmatamentos, poluição de manancias, derramamento de oléo, enfim uma série de coisas que aggridem o meio nos estamos totalmente envolvidos. Participamos ativamente de todos oss conselhos municicipais e contamos no nosso grupo com uma boa assessoria juruduca que nos da acesso fácil ao Ministério Público. No mas enviaremos amanhã o resultado da 1ª Etapa do Circuito Eco Surf 2009, agradecemos mesmo está parceria e, o que pudermos fazer para ajudar estamos a disposição. Qualquer coisa é só falarem e, Itacaré está a disposição...

    Aloha
    Alisson Reis
    Vice-Presidente da Associação de Surf de Itacaré
    55 73 9948-9131

    ResponderExcluir