sexta-feira, 3 de abril de 2009

ISA Junior - Miguel Pupo quebra geral

Nesta quinta-feira (2/4), o quinto dia de disputas do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships, VII Mundial Júnior de Surf da International Surfing Association, rolou em Playa La FAE, Salinas, Equador, em ondas de até 2 metros.


Miguel Pupo ataca o lip com vontade. Foto: Watts.

As duas melhores baterias do dia tiveram participação dos brasileiros Miguel Pupo e Bárbara Muller nas grandes e cansativas ondas do pico. Ao garantir o recorde de 9.50 pontos em uma onda, somado a um 7.40, Miguel Pupo garantiu a liderança provisória em sua bateria, porém o francês Maxime Huscentot retomou trocando 8.00 por 8.73 pontos e garantiu 17.33 na soma para vencer.

Juntos eles avançaram e mandaram para a repescagem o australiano Matt Hewitt e Carlos Muñoz da Costa Rica. Duas baterias antes de Pupo avançar, Ian Gouveia ficou em terceiro e foi à repescagem junto com o chileno Guillermo Satt. Jordih Watson da Austrália e Dylan Goodale do Hawaii se mantiveram na série principal.



Thiago Guimarães cai para a repescagem. Foto: Watts


Thiago Guimarães, na quarta e última, chegou perto de avançar como Pupo ao obter 7.17 pontos, que não foram suficientes para tomar a vaga do francês PV Laborde, classificado atrás do norte-americano Nat Young. O sul-africano Nick Godfrey também caiu para a repescagem.

Em seguida foi a vez da repescagem Feminina. Apenas Bárbara Rizzeto perdeu e foi a única baixa definitiva do Brasil. Já Isabela Lima teve a segunda vitória do dia e Bárbara Muller também, ambas pela terceira fase da repescagem.

Muller fez a última apresentação da seleção e teve a difícil missão de superar a costa-riquenha Natali Bernold e a neozelandeza Alexis Poulter, que detinham liderança e segundo lugar enquanto a brasileira precisava de 6.18 para entrar na zona de classificação, nota superada ao fazer uma excelente onda de 9.07 pontos que somada a 7.40 pontos lhe mandou ao primeiro lugar do confronto.

Ela garantiu 16.47 pontos, que foram seguidos de perto pelos 16.17 de Alexis Poulter, que obteve a virada em cima de Natali Bernold, eliminada ao lado da taitiana Karele Poppke.

Uma sorridente Bárbara Muller declarou: “eu observei as ondas o dia todo”. Pela manhã havia fechado com 14 pontos a terceira repescagem que Isabella abriu com 12 pontos, para agora ser escalada frente à também brasileira Kaena Brandi na busca de dobradinha contra Rosa Thompson da Nova Zelândia e a japonesa Minato Takahashi.

Na sexta bateria Bárbara Muller volta a fechar fase de repescagem frente a Valeria Sole do Peru, Domenic Barona do Equador e Kirsty Delport, atleta sul-africana.

Na repescagem Sub-18 apenas Filipe Braz teve que mostrar serviço e mais uma vez venceu sua bateria, fato que o colocou na quinta da fase.

Filipe Braz mostra serviço na repescagem. Foto: Lobo.


Já em outra quinta fase, a Sub-18 do evento principal, entre os oito atletas, Miguel Pupo busca continuar sua trajetória de grandes performances e pontos para a seleção brasileira. Agora ele enfrenta na segunda de duas baterias, a dupla sul-africana Shaun Joubert e Nick Godfrey, além do havaiano Dylan Goodale, com dois deles garantindo bateria única, que vale duas vagas na chamada final principal.

Já pela dura repescagem Ian Gouveia, Filipe Braz e Thiago Guimarães podem garantir as vagas da repescagem Júnior e o título individual, para assim somar para o primeiro lugar por seleções, meta possível e aguardada em que o quarteto Mirim invicto pode até garantir uma final 100% brasileira.

Na Mirim, doze atletas ainda possuem o direito de cair à repescagem, o que não seria nada bom para seus países.

Gabriel Medina agora disputa com Matt Batting da Austrália, Kaimana Jaquias do Hawaii e o sul-africano David Brand.

O técnico Otoney Xavier comanda a ação da molecada com auxílio de Elizandro Lima. A delegação é chefiada por Juca de Barros, presidente da Confederação Brasileira de Surf.

Toda a competição tem transmissão ao vivo no site Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship.

Por Chico Padilha em 02/04/2009 21:22

Nenhum comentário:

Postar um comentário