quinta-feira, 16 de abril de 2009

É SÓ RECICLAR!!!...

Objetos encontrados na praia são transformados em peças de exposição que servem de alerta aos visitantes.

Exposição É só Reciclar - foto: Divulgação

Quem estiver visitando o litoral paulista nos próximos dias pode aproveitar para conhecer a exposição É Só Reciclar, que fica na encosta do Morro das Galhetas da Praia do Tombo, no Guarujá. Organizada e desenvolvida pelos irmãos Lúcio e Ubiratan Vasconcelos, a exposição é parte de um programa de educação ambiental voluntário, que tem como objetivo desenvolver a consciência dos turistas que visitam esta cidade do litoral paulista.

Exposição É só Reciclar - foto: Divulgação

A exposição é feita com objetos recolhidos na orla da praia pelos irmãos que chegam ao local todos os dias por volta das 6 da manhã – meia hora antes da limpeza pública – para coletar os materiais. De acordo com Lúcio, de 10 a 15% dos materiais coletados são característicos de uso na praia, mas cerca de 80% dos resíduos são trazidos pelo mar. “As cidades que não coletam e não destinam adequadamente os seus resíduos, contribuem para que esses materiais cheguem até o mar, pois muitos vêm dos rios das cidades.” Lúcio também explica que grande parte desses resíduos vão para o fundo do mar e que apenas uma parte deles é levada do oceano para a praia. “Antes de chegar à praia, o lixo das cidades também passa pelos manguezais e costeiras, onde ficam enroscados. O que chega à praia é uma parte disso.”


Exposição É só Reciclar - foto: Divulgação


A exposição é feita em um local aberto que, segundo Lúcio, estava descuidado. Ele e o irmão preservam este ambiente há 10 anos, e há cinco a exposição é realizada. Dentre os objetos expostos, é possível encontrar de tudo: garrafas plásticas, sacolas, escovas de dentes e de cabelo, pranchas de surfe quebradas, capacetes, bonecas, sapatos, enfim, objetos que provavelmente foram lançados no mar – e até mesmo nos rios – e que vão parar na Praia do Tombo.Lúcio faz um apelo às crianças para que ajudem os adultos a mudarem seus hábitos e a evitarem que isso continue acontecendo. “Só as crianças são capazes de fazer observações sutis e inteligentes capazes de nos mobilizar para a mudança.”



por: Revista HardCore (EcoPlaneta) - 16/04/09 - 19:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário