quinta-feira, 16 de abril de 2009

BAFORADA!!!... - MÃE DA LUA

EX SANTUÁRIOS
EXTUÁRIOS...

Maracayp nome de origem Tupy Guarany (em Kamayura, mestres da música) Ponta de praia, boca de barra, encontro do rio com o mar, ex Área de Preservação Permanente, praia vizinha a Porto de Galinhas (eleita a praia mais bonita do Brasil)

Estuário, berçário, onde ainda tentam desovar as tartarugas, Maracaípe, aqui é o seu lar, bem antes do homem chegar. Ameaçadas e amassadas por bugres, motos, luzes e muros, sem nenhuma proteção nem placas de sinalização fiscalização ou advertências.

Cadê o Tamar??? (Projeto Nacional que cuida das tartarugas). Os cavalos marinhos são, ainda, visitados por turistas do mundo todo, aqui se reproduzem em seu lar. Espécies raras de peixes, moluscos, crustáceos, fauna, flores, pescadores, jangadeiros, estão ameaçados.

Aterros, desmatamento para a construção de casas de ricos e pobres, construção de estradas dentro do mangue, venda do mangue sem nenhuma punição ou fiscalização.

Cadê a marinha???, cadê a CPRH???, a falta de saneamento, a crescente invasão, os esgotos, água suja e muito lixo, tudo escorre ou são jogados diretamente no mangue.

Várias regiões de estuários estão passando por este processo de devastação, sem conscientização, imprensados pela monocultura que mata todas as espécies de plantas e animais para plantar cana.

Açúcar, álcool e cachaça, será que vale a pena???...E tem pena...Cade as leis...???

Árvores, cajueiros, mangueiras e coqueiros foram e estão sendo cortados impiedosamente acabando com a tradição centenária das passas de caju, doces e cocadas, renda e alimento dos nativos que se encontram indefesos.

..As arvores fazem parte da cultura de todos os povos..

Será que vamos deixar acabarem nossas riquezas e belezas, nossas estruturas naturais, nossos valores culturais ..

Cadê a Globo???, TV Brasil, TVs universitárias, cadê o hipocampus???, Eco associados, CPRH, IBAMA, Marinha, Ministério Publico, Ministério do meio ambiente...SOS nossos santuários, todos e a justiça devem ser acionados.

P.S - Do Governo Federal chegou em Maracaípe um outdoor gigantesco anunciando a construção de 4 estradas asfaltadas em duas mãos...está sendo aterrado o mangue e uma grande área onde caberiam umas 10 estradas.

Precisamos de outros tipos de placas Sejam Bem Vindos a Maracaipe, santuário ecológico, berçário de cavalos marinhos, tartarugas, área de surf, mergulho, Preservação Ambiental.




por: Cynthia da Silveira / Índia Mãe da Lua - 15/04/09 - fonte: SurfGuru

Nenhum comentário:

Postar um comentário