segunda-feira, 16 de março de 2009

Seletiva Petrobras - Odirlei ultrapassa Emerson

Uma final paulista fechou a primeira Seletiva Petrobras de Surfe Masculino na praia do Rosa, com o último confronto de gerações em Imbituba, litoral Sul de Santa Catarina.

O mais experiente, Odirlei Coutinho, 29 anos, de Ubatuba, comemorou sua segunda vitória no ano, derrotando Emerson Piai, 21 anos, do Guarujá, para faturar o prêmio de R$ 10 ml e largar na frente na Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro.



Odirlei Coutinho exibe a taça de campeão da primeira etapa da Seletiva Petrobras 2009, realizada na praia do Rosa. Foto: Fábio Minduim / Maxsports.


“Venho fazendo um trabalho muito forte esse ano, preparação física o verão inteiro, emagreci bastante e só quero agradecer a Deus, glória ao Senhor”, vibrou o atleta-de-Cristo Odirlei Coutinho, que destacou as ótimas condições da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino.

“Deram altas ondas aqui e todos os surfistas saíram contentes, arrebentaram, foi show de surfe todo dia e a Petrobras está de parabéns. Com toda essa crise, continua apoiando nosso esporte e o surfe no Brasil só tem a crescer com isso”, disse Odirlei.

Odirlei Coutinho fatura primeira etapa da Seletiva Petrobras 2009. Foto: Fábio Minduim / Maxsports..


O ubatubense já havia vencido a etapa de abertura do Circuito Gaúcho em janeiro e agora inaugura o Circuito Brasileiro de 2009 com vitória em Imbituba.

Odirlei ficou muito contente também com a final paulista da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino.

“Piai veio se destacando o evento inteiro, derrubou vários favoritos e parabéns para ele, está surfando muito bem, com pranchas boas e na final surfamos tranqüilos. Ele pegou as ondas dele, eu peguei as minhas e ofereço a vitória aos meus pais, ao meu irmão também, que sofreu um acidente essa semana, além de Jesus Cristo, claro”, falou o campeão.

O vice-campeão Emerson Piai levou R$ 6 mil de prêmio pelo segundo lugar, mesma posição que ocupa no ranking que classifica 15 surfistas para a divisão de elite do Circuito Brasileiro. Ele perdeu o confronto de gerações na grande final, mas ganhou de vários favoritos, campeões brasileiros e ex-integrantes do WCT, durante sua excelente campanha no Rosa.

Para ele, a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino fica marcada por ter sido sua primeira final no Brasileiro Profissional. No domingo, derrotou duas vezes o defensor do título da etapa de Imbituba, Messias Félix, eliminando-o na semifinal e nas quartas despachou o campeão brasileiro da Divisão de Acesso, o carioca Pedro Henrique.

“O resultado para mim foi alucinante! Lógico que você quando entra na final quer ganhar, mas estou amarradão com o segundo lugar”, disse Emerson Piai, 21 anos, guarujaense do Tombo.

“Meu foco este ano é entrar no SuperSurf. Começar com um resultado assim já é um passo importante e agora é tentar manter este ritmo para conseguir um lugar na elite do ano que vem. Estou fazendo um trabalho muito bom com minha psicóloga Gabriela Carrero, minha cabeça está bem diferente, focada na competição, sabendo que posso também estar entre os melhores e o resultado já apareceu aqui”, disse Piai.

Emerson Piai voou com vontade e ficou com o vice-campeonato. Foto: Fábio Minduim / Maxsports.


Sobre a final contra Odirlei Coutinho, ele foi só elogios. “Não tem nem o que falar do Odirlei, já foi várias vezes vice-campeão brasileiro, mas ganhei do Léo Neves, do Victor Ribas e este campeonato foi muito alucinante para mim que estou começando agora. Essa é apenas minha terceira temporada como profissional, então estou muito feliz. Odirlei mereceu mesmo a vitória porque surfou melhores ondas do que eu na final, mas a gente disputou a bateria sem stress, então venceu o melhor mesmo”, completou.
A nova geração já mostrou na primeira Seletiva Petrobras de Surfe Masculino que vem com tudo na temporada 2009. Dos 12 classificados para o domingo decisivo, metade tinha entre 19 e 22 anos de idade.

O baiano Rudá Carvalho aumentou para 17,23 o maior placar do campeonato no confronto da nova geração contra Felipe Teixeira nas quartas-de-final.

O carioca Jorge Spanner também ficou em quinto lugar como o catarinense, enquanto o campeão sul-americano sub-21, Alex Ribeiro, perdeu na fase anterior e ficou em nono, assim como o paranaense Amani Valentim.

Já o paulista Emerson Piai despachou o atual campeão brasileiro da Divisão de Acesso, Pedro Henrique, avançando para as semifinais como o baiano Rudá Carvalho. Por volta do meio-dia, o vento Sul entrou rasgando forte no Rosa e a competição chegou a ficar paralisada por 30 minutos.

Depois, o vento deu uma acalmada, mas o mar continuou o mesmo, com séries demoradas de meio metro de altura. Com isso, a sorte em pegar as ondas que abriam paredes mais longas, ganhou peso decisivo.

Muito mais experiente, Odirlei Coutinho deixou Rudá Carvalho na primeira semifinal. “Começar com um bom resultado já dá um novo ânimo no começo do ano”, enalteceu o baiano de Olivença.

“Infelizmente não deu para passar pra final. Odirlei Coutinho é muito mais experiente do que eu e usou isso para me derrotar. Mesmo assim, estou feliz porque estava empacado no 13o lugar em etapas do Brasil Tour, agora tirei dez posições de diferença, comecei a temporada em terceiro. Só não estou no topo da felicidade, mas estou quase lá, fiquei muito realizado com o que fiz aqui”, contou Rudá Carvalho, que é da mesma terra do bicampeão brasileiro Jojó de Olivença, que já parou de competir.


Rudá Carvalho surfa com estilo e só foi barrado na semifinal pelo campeão da prova. Foto: Fábio Minduim / Maxsports.


Mas, a nova geração triunfou na outra semifinal, com o paulista Emerson Piai não dando chance ao defensor do título da Seletiva Petrobras na Praia do Rosa, Messias Félix. O cearense dessa vez dividiu o terceiro lugar no pódio em Imbituba com Rudá Carvalho.

Ele quase virou o resultado no final da bateria, como tinha feito contra Leonardo Neves nas quartas-de-final. Mas, o tempo já havia terminado quando Messias surfou uma ótima esquerda em que acertou dois lindos aéreos.

“Pois é, acho que faltaram só uns três segundos a mais. Infelizmente a onda não veio no tempo da bateria, mas começar o ano em terceiro lugar é bom também”, disse Messias, 23 anos, que mora no Rio de Janeiro.


Messias Félix quebra no Sul e encerra a prova em terceiro lugar. Foto: Fábio Minduim / Maxsports


“Lógico que eu queria vencer de novo aqui no Rosa, me amarro nesse lugar, é o maior visual, dá altas ondas, mas dessa vez não deu, então fica para o próximo ano agora. Mas estou felizão pelo terceiro lugar logo na primeira etapa e estou aí de novo para brigar pelo título este ano”.

Uma das novidades da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino em 2009 foi a entrada da Gol Linhas Aéreas Inteligentes como transportadora oficial da principal competição da Divisão de Acesso. Isto foi fundamental para sua realização em três regiões do país, Sul, Sudeste e Nordeste.

A próxima acontece nos dias 28 a 31 de maio na praia do Cupe, em Ipojuca, Pernambuco, com a última etapa novamente na praia de Itaúna, de 1 a 4 de outubro em Saquarema, Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino é uma realização da Maxsports e conta com patrocínio exclusivo da Petrobras, apoio da Lui Lui e tem a GOL Linhas Aéreas Inteligentes como transportadora oficial. A primeira etapa na Praia do Rosa foi promovida com o importante apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba e do Hotel Fazenda Verde do Rosa. A organização técnica é da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), contando com a parceria da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Associação de Surf da Praia do Rosa (ASPR) em Imbituba.

Resultados

1 - Odirlei Coutinho (SP)
2 - Emerson Piai (SP)
3 - Rudá Carvalho (BA)
3 - Messias Félix (CE)
5 - Jorge Spanner (RJ)
5 - Felipe Teixeira (SC)
5 - Leonardo Neves (RJ)
5 - Pedro Henrique (RJ)


Por João Carvalho em 16/03/2009 00:04 - fonte: WAVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário