quinta-feira, 12 de março de 2009

Seletiva Petrobras - Disputas começam no Rosa (SC)

Ondas de até 1,5 metros, sol, calor e a paradisíaca praia do Rosa formaram um cenário perfeito para a abertura da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino em Imbituba, no litoral Sul de Santa Catarina.
Ex-top do WCT, Yuri Sodré estréia com vitória. Foto: Fábio Minduim / Maxsports


Nesta quinta-feira (12/3) foi realizada toda a primeira fase, que envolveu 96 dos 144 inscritos na principal competição da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro. Os cabeças-de-chave são os 48 que estreiam sexta-feira na segunda fase, lista que inclui os 35 da elite nacional que vieram competir em Imbituba.

O primeiro confronto do ano no Circuito Brasileiro foi vencido pelo cearense Márcio Farney. Ele começou com vitória na Seletiva Petrobras de Surfe Masculino surfando três ondas nos últimos minutos.

João Santanna ganhou a briga pela segunda vaga contra o pernambucano Ernesto Nunes, que acabou eliminado junto com o catarinense Bruno Moraes. Márcio Farney agora pega os cabeças-de-chave Jano Belo (PB) e Wilson Nora (BA), novamente na primeira bateria do dia na sexta-feira.

“O mar está um pouco difícil, muita correnteza e fazia tempo que eu não competia na primeira bateria do dia, até lembrei da minha fase de amador”, conta Márcio Farney, que saiu da elite do surfe nacional no ano passado.

“Meu sonho é recuperar minha vaga, fazer parte do SuperSurf de novo, este circuito alucinante tão bem falado no mundo inteiro. O começo de tudo para atingir esse objetivo é aqui, então quero tentar um bom resultado para já iniciar com o pé direito essa minha busca”, completa Farney.

Depois, o carioca Gabriel Sodré ganhou a segunda bateria. A terceira foi vencida pelo paulista David Silva e a primeira vitória catarinense só saiu na disputa seguinte, com Raphael Becker derrotando o gaúcho Stefano Dornelles, o pernambucano Paulo Moura e o carioca Stanley Cieslik. Moura é um dos ex-tops do WCT que estão disputam a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino na praia do Rosa.

“A condição está difícil, mas o mar tem força, tem um tamanho e só tem que procurar as que estão mais emparedadas para executar as manobras”, fala Raphael Becker, que não está mais tão focado nas competições.

“Passei o verão inteiro trabalhando, tocando os negócios da família. Só voltei a surfar essa semana e fui bem, então acho que está no sangue mesmo. Já estou me direcionando para outro lado e vou deixar rolar. De repente, se conseguir um bom resultado aqui posso correr mais etapas. E se não me der bem, sei lá, vou fazer umas viagens só prá pegar onda mesmo, vamos ver”, finaliza Becker.

Outro surfista que já representou o Brasil na divisão de elite do surfe mundial caiu em seguida, o gaúcho Rodrigo Dornelles, que foi eliminado pelos paulistas Robson Santos e Flávio Nakagima, Já o carioca Yuri Sodré, mais um ex-top do WCT, quebrou o tabú e estreou com vitória na Seletiva Petrobras de Surfe Masculino no confronto com César Aguiar (PE)Amani Valentim (PR) e Ricardo Silva (SP).

“Logo na primeira onda consegui tirar um 6.00 e estava um pouco nervoso porque o mar está difícil, mas essa minha primeira nota foi suficiente para passar a bateria”, conta Yuri Sodré, que elogiou a escolha da praia do Rosa para abrir a temporada.

“Estou feliz pra caramba por estar aqui no Sul, que é um lugar maravilhoso. Estar competindo aqui no Rosa para mim é um prazer e espero me dar bem”, diz ele.

O baiano Christiano Spirro também já foi do WCT há muitos anos e hoje exerce outras funções nos eventos, aproveitando para continuar competindo. Ele achou boas ondas para conseguir o segundo maior placar da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino até ali, 14.43 pontos de 20 possíveis, que só não superou os 15.17 pontos que o paulista Gilmar Silva atingiu três baterias antes da sua, a 11ª do dia.

“Foi sensacional, saí feliz da água. Estou aqui de team manager com a equipe Maresia, de técnico e consegui fazer um bom trabalho na bateria. Deu pra brincar com a molecada e estou muito contente”, fala o experiente Christiano Spirro, que também opinou sobre o mar no primeiro dia. “Está excelente, um pouco distante, exige um bom preparo físico dos atletas, mas tem excelentes condições para o evento, não dá para reclamar não, sem falar nesse lugar maravilhoso”.

Maravilhoso mesmo, principalmente porque a praia do Rosa faz parte da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA), que foi inicialmente proposta pelo Projeto Baleia Franca em 1999, como forma de assegurar a proteção da mais importante área reprodutiva das baleias francas em águas brasileiras. Sua efetivação legal deu-se em setembro de 2000 por Decreto Federal.

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino é uma realização da Maxsports e conta com patrocínio exclusivo da Petrobras. Apoio: Lui Lui. Transportadora oficial: GOL Linhas Aéreas Inteligentes. Apoio: Prefeitura Municipal de Imbituba e Hotel Fazenda Verde do Rosa. Organização técnica: Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), em parceria com a Associação de Surf da Praia do Rosa.

Seletiva Petrobras de Surfe Masculino

Segunda fase (baterias já formadas)

1 Jano Belo (PB), Wilson Nora (BA), Márcio Farney (CE), Alan Saulo (PB)
2 Edvan Silva (CE), Pablo Paulino (CE), João Santanna (SP), Gabriel Sodré (RJ)
3 Bruno Santos (RJ), Alandreson Martins (BA), David Silva (SP), Stefano Dornelles (RS)
4 Diego Santos (SP), Fábio Carvalho (SC), Charlie Brown (CE), Raphael Becker (SC)
5 Guilherme Ferreira (SC), Felipe Teixeira (SC), Robson Santos (SP), César Aguiar (PE)
6 Guga Arruda (SC), Bruno Moreira (SP), Flávio Nakagima (SP), Yuri Sodré (RJ)
7 Rudá Carvalho (BA), Flávio Costa (BA), Luel Felipe (PE), Pedro Norberto (SC)
8 Jorge Spanner (RJ), Halley Batista (PE), Marcelo Bispo (RJ), Gilmar Silva (SP)
9 Adilton Mariano (CE), Davi de Jesus (SC), Caio Farias (SP), Felipe Ximenes (SC)
10 Franklin Serpa (BA), Ricardo Ferreira (SP), Diogo Leão (ES), Riomar Rodrigues (SC)
11 Michel Roque (CE), Fábio Gouveia (PB), Crhistiano Spirro (BA), Marco Giorgi (URU)
12 Heitor Pereira (SP), Renato Galvão (SP), Leandro Moulin (ES), Diego Ramos (SP)
13 Tânio Barreto (AL), Felipe Martins (CE), Alessandro Puga (PR), Leandro Santos (SP)
14 Ulisses Meira (PB), Odirlei Coutinho (SP), Daniel Pedreira (SC), Antonio Eudes (PB)
15 Daison Pereira (RS), João Gutemberg (RJ)
16 Pedro Henrique (RJ), Peterson Rosa (PR)
17 Gustavo Fernandes (RJ), Simão Romão (RJ)
18 Hizunomê Bettero (SP), Itim Silva (CE)
19 Leandro Bastos (RJ), Guilherme Herdy (RJ)
20 David do Carmo (SP), Beto Fernandes (SP)
21 Messias Félix (CE), Hugo Bitencourt (RJ)
22 Bruno Galini (BA), Greg Cordeiro (SC)
23 Tomas Hermes (SC), Alexandre Almeida (RJ)
24 Beto Mariano (SC), Victor Ribas (RJ)

Por João Carvalho em 12/03/2009 15:41 - fonte: WAVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário