quarta-feira, 18 de março de 2009

Roberta Mayanah entrevista o Lendário surfista pernambucano ZEZITO "ZB" BARBOSA na Austrália.

Perfil

Zezito Barbosa

Zezito de bem com a vida na Austrália onde mora atualmente - foto: Roberta Mayanah


"ZB", como e mais conhecido no meio do cenário do Surf no Estado de Pernambuco, no Nordeste e no Sudeste do Brasil, um dos Surfistas mais influentes do Estado e do Norte/Nordeste do País durante as décadas de 1970, 1980, 1990. Aos seus 45 anos, com 35 anos de Surf, conta um pouco da sua trajetória como Surfista Amador, Profissional e Free Surfer durante todo este tempo....

R.M - Quando e como começou a Surfar?

ZB - Em 1972, na praia de Boa Viagem em Recife, Pernambuco com uma Prancha de Isopor comprada num Supermercado com uma quilha de madeira adaptada ao fundo da Prancha.

R.M - Quem te influenciou?

ZB - Ninguém, A própria natureza, o Mar e as Ondas me chamaram para seguir uma vida Sadia mentalmente e Espiritualmente. Tava na Praia um Dia e sentir uma energia muito boa vindo oceano, "Não sei Explicar direito"....

R.M - Primeiro Titulo?

ZB - Foi em 1975, em frente ao edificio Acaiaca na praia de Boa Viagem. Campeonato Pernambucano amador, por incrível que pareça, já existiam campeonatos de Surf naquela época.


Zezito na Capa da Revista Visual Esportivo em 1988 - foto: Divulgação


R.M - Historia em Competições?

ZB - Comecei a competir em mais ou menos 1973, em 1975 obtive a minha primeira vitoria, dai por diante não parei mais de competir me aposentando das competições em 2005. Participei integralmente das competições por todo o Norte/Nordeste e Sudeste do Brasil.


ZB entocado na praia do frances - foto: Ayrton Kieling


R.M - Títulos mais Importantes?

ZB - Todos os Campeonatos Pernambucanos e Nordestinos que venci, e Um Campeonato Brasileiro em 1983.

R.M - Viagens?

ZB - Comecei a Viajar bem cedo, ainda e era garoto, Varias viagens pequenas por todo o Brasil, 14 Temporadas em Fernando de Noronha, Duas Temporadas no Hawaii, Uma temporada na Califórnia "USA", Varias pequenas viagens para a America do Norte, do Sul e Central, Residi na Nova Zelândia por Um ano e Três meses e Moro atualmente na Austrália a 2 anos e meio.

Zezito surfando no boldro em Noronha 1988 - foto: Ayrton Kieling

R.M - Melhores Picos?


ZB - No Nordeste do Brasil: Cacimba do padre, Serrambi, Laje, praia do Frances e Itacaré, no Sudeste: Saquarema e Maresias, no Sul: Praia mole e Embau, no Exterior: Newport Beach "Califórnia ", Honolua Bay, Sunset e Haleiva " Hawaii ", Raglan e Te awanga " Nova Zelandia ", Snaper Rock's, Long Reef, Bell's, Narrabeen e winkipop " Austrália ", Uluwatu, Padang Padang, Serangan e Nusa Dua " Indonésia " .

R.M - Acontecimentos que marcaram a sua vida e a sua carreira como Surfista?

ZB - Minha primeira vitoria, quando venci o campeonato Pernambucano em 1975 no qual a organização do evento queria partir a medalha de primeiro lugar ao meio e dividi-la com o outro surfista finalista, porque tinhamos empatado, enfim; resolvemos tirar no par ou impar quem ficaria com a medalha e ganhei, ficando assim com a medalha e ele com a premiação. Quando venci pela primeira vez o campeonato Norte/Nordeste na praia de Salgema em Maceió " Alagoas " no qual recebi o troféu de campeão das mãos do Governador do Estado de Alagoas na época " Fernando Collor de Melo ". Quando venci o campeonato Brasileiro numa final emocionante contra os Surfistas cariocas Cauli Rodrigues, Daniel Friedman e o potiguar Sergio Testinha. Quando fui capa da famosa revista de Surf da época Visual Esportivo em 1988, junto com o Surfista Australiano ex campeão mundial Damien Hardman e o Americano Mark Stuart ex campeão mundial de body board. Quando fundei e construí como sócio proprietário, junto com Fernando Câmara a primeira e única fabrica de blocos de poliuretanos do Norte/Nordeste do Brasil, a " teccel " , As viagens em busca de novas ondas , os meus Pais e a família que tenho, o nascimento dos meus dois filhos; Olga e Guilherme, quando conheci a minha mulher atual Roberta Mayanah na praia de Serrambi no dia do meu aniversario, em Pernambuco. Presentes que recebi de " Deus " .

R.M - O que faz Hoje em dia?

ZB - Trampando e Correndo o Mundo junto com a Roberta, atrás das Ondas Perfeitas!!!!

R.M - Qual o segredo que te mantém tão jovem ainda, e surfando como um garoto?
ZB - Cuido muito de Mim, não fumo, não bebo, não saio a noite para baladas, durmo cedo para poder surfar na melhor hora do dia " assim que amanhece, quando todos ainda estão na cama ", tenho uma vida tranqüila.


Zezito no site Australiano Swellnet como destaque do dia em Dee Why Beach - foto: Darryl Menzies


R.M - Opinião sobre o Surf Atual no Brasil?

ZB - Ainda falta muito para o Surf Brasileiro alcançar o profissionalismo e a seriedade que existem em outros Países como: Estados Unidos, Austrália e alguns Países Europeus. Quando as pessoas que estiverem na presidência da ABRASP começarem a valorizar de verdade o passado do Esporte e as opiniões e ideais de Surfistas veteranos de renome no Pais, o Surf Brasileiro terá seu próprio caráter e conseqüentemente fará um campeão mundial de Surf Profissional.

R.M - Recado para a Galera?

ZB - "Sempre respeitar e transmitir a todos uma imagem Saudável e limpa do Surf".

E isso ai !!!!
Ai vai mais um toque da cultura do Surf !!
Saudações.




por:Roberta Mayanah ( Jornalista de Esportes ) - 18/03/09 - 15:00 - Austrália



6 comentários:

  1. Valeu Zezito,
    surfista de Alma.
    Paulo Roma

    ResponderExcluir
  2. ZB, local do Espanha, velho companheiro da equipe visual de skate, sucesso e boas ondas sempre! Yalor

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde pessoal do SURFPE, quem tiver o endereço de zezito, qual seja ele, favor envia para o e-mail, jocelynjunior@ig.com.br, sou amigo dele desde dos oitos anos, e surfamos juntos um bom tempo, se ele não lembrar quem é jocelyn junior, é só dizer que para "Júnior Arrego"? Ele vai lembrar!

    ResponderExcluir
  4. JUNIOR, o email de zezito atualmente é zb_surf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Valeu pessoal do "Sport Center", muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite Surf Pe, fico feliz em saber que ainda tem colegas do meu tempo surfando por ai,
    e ZB é um exemplo que a idade não é empecílio para continuarmos praticando esse esporte que faz bem para a alma e o corpo (e sem drogas!. ZB é um orgulho para o nosso Estado (surfávamos juntos em Boa Viagem, Gaibú e Porto na década de 70).
    Carlos Magno(Pernambucano)
    Shaper e surfista
    Hoje residindo em Sampa, capital.

    ResponderExcluir