quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

RABBIT ANUNCIA APOSENTADORIA

Depois de 10 anos como presidente da Association of Surfing Professionals (ASP), o australiano Wayne "Rabbit" Bartholomew, 54, anunciou que vai se aposentar no fim de março de 2009.

Wayne Rabbit Bartholomew anuncia aposentadoria da ASP. Foto: Andrew Buckley.


"Depois de uma profunda reflexão, decidi não procurar um quinto mandato como presidente da ASP", diz Bartholomew em boletim de imprensa distribuído pela entidade. "Eu me afasto da ASP sem nada, mas com sentimentos positivos. Depois de 36 anos ligados ao esporte, o momento da decisão é de extrema importância para mim. Eu sinto que é o momento certo. Deixo à altura da minha eficácia, ou melhor, à altura da minha popularidade no mundo do surf".

Bartholomew tem sido uma figura central no surf profissional por mais de três décadas. Como um jovem australiano, o estiloso regular footer balançou o cenário internacional nos anos 70, dominando line-ups e plantando sementes para o que um dia iria se tornar o surf profissional.

"Wayne tem sido o mais adequado e articulado embaixador para o esporte", fala Richard Grellman, presidente do conselho de administração da ASP. "Ele tem sempre representado a ASP com integridade e franqueza. Ele é o visionário que deu início ao Tour e depois reinventou novamente com o Dream Tour. Temos um Tour de surf respeitado a nível global graças ao 'Coelho' e devo-lhe um monte de graças", continua Grellman.

O original "Coolangatta Kid" pontuou por 12 anos como surfista profissional, com um título mundial em 1978 e 8 anos consecutivos no grupo dos top 5. Bartholomew, 36 anos no esporte, também colecionou títulos no ASP World Masters (1999) e ASP Grand Masters (2003), participou durante 11 anos como representante dos surfistas no conselho da ASP, oito anos como representante regional, quatro anos como CEO / Presidente e, finalmente, a sua longa década como presidente da ASP Internacional.

"Todos os meus papéis e, especialmente, o meu tempo como presidente têm sido uma experiência gratificante e cumprida", diz Bartholomew. "Considero um privilégio e uma honra ter realizado esta posição de grande responsabilidade e que tem trabalhado muito em conjunto com um grupo de indivíduos dedicados e talentosos".

Um campeão dos direitos dos surfistas e que possui grande respaldo no mercado, Bartholomew proporcionou a transição de grandes centros urbanos às melhores ondas de surf do planeta, resultando no que é hoje designado como o "Dream Tour".

"Eu tenho uma profunda afinidade com o surf profissional e minha jornada pessoal tem executado um paralelo claro com a evolução do esporte", diz Bartholomew. "Isso me deixa com uma sensação de profunda satisfação e eu estou confiante sobre o futuro do desporto profissional de surf. Obrigado por me permitir servir o desporto na qualidade de presidente ASP".

A Administração da ASP vai rever a função do presidente, bem como os potenciais candidatos. Independentemente da decisão, a perda de Wayne Bartholomew será imensa.

"Tão logo Bugs me contou sobre a sua decisão, eu voei para casa para tentar convencê-lo a ficar", diz Brodie Carr, CEO da ASP. "No entanto, eu compreendo perfeitamente a sua posição e não tenho nada contra ele, apenas respeito. Não existe um dia que Rabbit não tenha pensado, vivido e respirado o surf profissional. Com um olho no teclado e outro no surf, ele é a alma absoluta da ASP. Eu estava sempre espantado com a forma como alguém poderia ainda estar tão excitado com o surf e em contato com a juventude".

"Rabbit vive para os surfistas e sempre coloca seus interesses em primeiro lugar", fala Carr. "Ele tem sido a minha retaguarda que vou levar para a história, o cara que me aconselha. Seu conhecimento e memória não são nada menos que incríveis. Obrigado, Bugs, vou sentir saudade!", conclui Brodie Carr.

Por: Redação Waves em 29/01/2009 10:51

Nenhum comentário:

Postar um comentário